Pular para o conteúdo

a arte secreta de michelangelo

    Ligia Testa, marchand e produtora artística, abre seu Espaço de Arte com a palestra de “A Arte Secreta de Michelangelo”, iniciando a sequência de palestras culturais (dos mais variados temas) para dar vida à galeria, que já conta com acervo de quase 500 obras e que passa a ter atividades de espaço de arte.

    Um médico cirurgião oncologista bem sucedido é convidado para dar palestra sobre a arte do genial Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni, um dos maiores representantes do Renascimento. Doutor Gilson Barreto é profundo conhecedor da anatomia humana e um amante da arte, especialmente aquela voltada ao período renascentista. A dupla expertise aliada à curiosidade levou Barreto a descobrir códigos secretos nos afrescos da Capela Sistina, nos quais Michelangelo teria ocultado peças anatômicas e apresentado pistas para a localização de algumas delas.

    A palestra é resultante do livro de mesmo nome, com mais de 70 mil livros vendidos no Brasil e editado na Coreia e Hungria. Barreto explica na palestra um pouco da vida de Michelangelo, que morou entre Florença e Roma e, aos 11 anos, seguia no caminho da Arte, recriando pinturas e já identificado como pequeno gênio. Mais tarde, conviveu com Lorenzo de Medici, um dos mecenas da época, que acreditava que a inteligência era voltada à arte, única riqueza a ser perpetuada. Assim, construiu um atelier e convidou artistas a conversarem sobre arte e cultura para avançarem nas técnicas. Lorenzo achava que, com o estudo da anatomia humana, os artistas poderiam pintar com maior riqueza de detalhes. Assim, Michelangelo se desenvolveu como escultor e, anos mais tarde, já era reconhecido pelo talento, deixando como patrimônio da humanidade, esculturas como Pietà e Davi e a pintura A Sagrada Família. Logo a seguir, recebeu convite para pintar o teto da Capela Sistina, ampliando, até sua morte, um dos mais relevantes legados artísticos do mundo. E é a pintura do teto da Capela o foco de Barreto e onde ele se identifica com o profundo conhecimento de Michelangelo em anatomia humana e indica, aos convidados da palestra, os códigos secretos.

    “O livro traz uma leitura inédita do teto da Capela Sistina, mostrando peças anatômicas desenhadas de forma oculta em cada cena pintada por Michelangelo. E a parte do corpo ali desenhada é denunciada pela iconografia dos personagens e pela pictórica cenografia intrigante do artista. Acredito que esta leitura, das múltiplas possíveis, seja a maneira como Michelangelo olhava o seu trabalho. Apesar de estar lá há mais de 500 anos, somente agora foi possível sua revelação”, afirma Barreto.

    “A escolha de iniciar o ciclo de palestras com Gilson Barreto não foi à toa, foi muito bem pensado. Primeiramente, estive numa reunião na casa dele, com outros três artistas de renome que nos convidaram a produzir uma exposição no MACC em janeiro próximo. Fiquei emocionada em ver a qualidade das obras de arte que ele possui e pude sentir a paixão que tem por elas. Ainda, os artistas têm o maior respeito pelo conhecimento de Barreto no que tange à arte”, afirma Ligia Testa, produtora do evento no espaço que leva seu nome na Arqtus Concept, em frente à Concha Acústica do Taquaral.
    A palestra é gratuita e para convidados.