Pular para o conteúdo

a comédia: divina arquitetura de dante

    A Divina Comédia é a obra-prima de Dante Alighieri e a mais emblemática delas. Escrita no século XIV, é reconhecida como um ápice autêntico da literatura universal. São 14.233 versos hendecassílabos, em tercetos com rimas alternadas e encadeadas, escritos no dialeto toscano, em época na qual as obras literárias eram escritas em latim: aqui, o autor já comete uma ousadia pensando em atingir mais pessoas com suas palavras. Isto foi um determinante para a definição do idioma italiano.

    Na construção de uma gigante, arquitetônica, sistemática alegoria sob forma de viagem ao outro mundo, Dante envolve tanto os filósofos, religiosos, literatos, políticos e pessoas comuns que viveram em sua época como grandes figuras da Antiguidade. Originalmente, o poema foi intitulado “Comédia”; algumas décadas mais tarde, Giovanni Boccaccio, outro máximo da literatura universal, incluiu o termo “Divina”. Dante é o narrador em primeira pessoa e, ainda, o personagem principal: em muitas passagens, ele fala diretamente com o leitor. Com grande maestria e linguagem alegórica, o autor descreve sua trajetória no inferno, no purgatório e no paraíso até a final visão e contemplação de Deus.

    A vida de Dante, transferida alegoricamente na experiência literária da Divina Comédia, acaba atingindo valor universal e atemporal: por isso compreender um pouco de Dante e de sua Comédia significa, para o leitor, ampliar a compreensão do mundo e de sua própria vida. Com esse propósito, o Espaço de Arte Ligia Testa e a Arqtus Concept, com a colaboração do Istituto Italiano di Cultura San Paolo, realizam este evento intitulado “COMÉDIA, DIVINA ARQUITETURA DE DANTE”, apresentando uma contextualização da figura de Dante e da sua obra mais icônica. São duas palestras com profissionais muito familiarizados com essa área:

    DANTE, A SUA ÉPOCA, A SUA OBRA, A SUA LINGUA: com Carlo Molina, vice-diretor do Istituto Italiano di Cultura San Paolo. Nascido em Gênova, é formado em Letras e Direito. Professor de Letras Italianas e Latim nos liceus italianos na Itália e no exterior, atua desde 2003 no Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional da Itália, como adido cultural nos Institutos Italianos de Cultura (Santiago do Chile, Shanghai, São Paulo).

    INFERNO DE DANTE: SUA DIVINA ARQUITETURA: com Paulo de Tarso Souza, arquiteto e artista plástico, mestre em multimeios, doutorando em artes, cuja proposição a respeito da formação arquitetônica das camadas do inferno, descrito por Dante, recebeu reconhecimento por parte da Universidade de Columbia, Nova York, EUA.

    A produção artística é de Ligia Testa e Giancarlo Arcangeli, que buscaram pessoas com expertise para tratar de assunto de tamanha relevância para a Literatura, a arte da palavra. O evento tem o apoio cultural do Consulado Honorário da Itália em Campinas, do Istituto Italiano di Cultura San Paolo, da Arqtus Concept e do Gruppo Pieralisi.

    SERVIÇO

    Arqtus Concept – LigiaTesta Espaço de Arte
    Av. Dr. Heitor Penteado, 1611, Taquaral, Campinas/SP (em frente à Concha Acústica do Taquaral)
    Data: 4/setembro/2018, às 17h32
    Entrada: gratuita para convidados, limitado a 80 pessoas por ordem de inscrição

    NA MÍDIA: