Pular para o conteúdo

a 8itava arte | fotografia, arte imprescindível

    A história da fotografia, no cenário da arte, vem sendo discutida há séculos, plena de polêmica, opiniões antagônicas e um imenso esforço para a compreensão e a aceitação de sua relevância. Baudelaire, grande poeta francês, declarou-a como ‘o inimigo mais mortífero da arte’, e outros artistas negavam-se a colocar fotografias em exposições junto às telas, aceitando-a, no máximo, como “simples funcionamento de um dispositivo técnico capaz de registrar automaticamente as coisas do mundo, usando a luz”.

    O resto é história e, atualmente, algumas classificações a tem como a oitava arte, a arte da imagem. Também envolve o tempo, a percepção aguçada do olhar experiente do fotógrafo em definir o instante exato para o registro perfeito, a consideração de enquadramento, a luz adequada, os reflexos.

    Arthur Blade, Chirstian Lohn, Darly Pellegrini, Rachel de Castro, Renato Junque, Sergio Poroger e Vera Orsini, artistas de estéticas tão diferentes, tão plenas de personalidade quanto de beleza, apresentam-nos sete exposições individuais simultâneas, capazes de formar um conjunto único.

    O enaltecimento da arte da Fotografia é o mote principal desta exposição que reúne artistas talentosos, 3 de São Paulo e 4 de Campinas. Em quase 1 centena de fotos de estilos personalíssimos, nosso Espaço estará pleno de arte. De formações diversas, os fotógrafos têm em comum a paixão pela fotografia autoral e o conceito adequado de ‘fine art’, a produção de qualidade, com impressões museológicas em papéis importados, feitos para durar. É Arte!

    Na oportunidade, também se contempla a Literatura, com Sergio Poroger, jornalista e fotógrafo, assinando seu belíssimo livro Cold Hot, já lançado em mais de 10 cidades, no Brasil e exterior, no qual mescla harmoniosamente imagem e poesia.

    Outra questão adequada aos tempos atuais é a aproximação entre Arte e Design, com o último cada dia mais contemplativo. Assim, as artistas Darly, Rachel e Vera, além das esculturas, trazem objetos de design belos que contribuem para modificar a estética do dia a dia.

    “Para mim, produzir este evento unindo a arte da imagem – que se destaca cada vez mais na composição de ambientes exclusivos -, à arte da literatura, com o lançamento do belo ‘Cold Hot’, às esculturas e aos objetos de design contemplativo, foi um desafio apaixonante, desde a escolha dos sete profissionais, cuja imagética tem muita personalidade, até a composição para apresentar todas as obras em um harmonioso conjunto’, informa Ligia Testa, produtora artística da mostra.

    Exposição A Oitava Arte | Fotografia, Arte Imprescindível

    Vernissage: 07 de novembro de 2018, às 18 horas, quarta-feira

    Visitação: de 08 de novembro a 18 de dezembro, das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta

    Local: Arqtus Concept – Ligia Testa Espaço de Arte

    Av. Dr Heitor Penteado, 1611, Taquaral, Campinas/SP (em frente à Concha Acústica)

    Entrada gratuita

    OS ARTISTAS