Pular para o conteúdo

egas80

    EGAS80: Oito Décadas Intensas de Arte e Vida

    Egas Francisco Sampaio de Souza nasce em São Paulo, em 1938. O filho da artista plástica baiana Maria de Lourdes Muniz Sampaio de Souza muda-se para Campinas aos 7 anos e ambos se adotam: a Cidade a ele e ele a Cidade. Egas apresenta sua arte em importantes cidades como Stuttgart, Milão, Frankfurt e Amsterdã, tem obras em importantes coleções particulares da Europa, das Américas e em acervos de museus e pinacotecas ao redor do mundo. Participa de inúmeras exposições – individuais e coletivas – no País e fora daqui.

    O nível de produtividade de Egas sempre foi tão alto como sua capacidade de interpretar de forma imagética. Quando Egas pinta um rosto, traz junto aos traços a alma da pessoa. E ama a luz solar, que busca todos os dias nos primeiros momentos da aurora, pois precisa dela para produzir intempestivamente. Um dos artistas contemporâneos mais respeitados da Cidade está para entrar em seu octogésimo ano e presenteia a cidade com a abertura de seu atelier-casa em 15 de dezembro, sábado, a partir das 13 horas. E mostra todo o seu acervo. São obras antigas (muitas não estão à venda) e muitas inéditas criadas especialmente para este evento que abre as comemorações de oito décadas de paixão pela arte e pela vida.

    “Egas Francisco é um desafio, de grande criatividade, técnica surpreendente, de uma densidade humana, um subjetivista”, diz o escritor Regis de Moraes. Alguém um dia lhe pergunta: ‘Você vive de Arte, Egas?’ e o artista responde: ‘Não, a arte vive de mim’, e determina: A arte não significa, a arte é!

    “A ideia principal deste evento de abertura é possibilitar que todos possam ter uma obra de Egas: ele produziu aquarelas em formatos menores, assim, estas obras têm preço acessível. É um momento de a Cidade valorizar este talento incomparável”, diz a produtora artística e curadora Ligia Testa. E complementa: ‘trabalhar em meio às obras de EGAS tem nos levado a outros patamares do conhecimento, da interpretação. A equipe toda se embebeda deste mar de cores vulcânicas’.

    O projeto que se inicia dia 15 de dezembro – EGAS80 – está em desenvolvimento e pretende estender-se mostrando mais um pouco do genial Egas Francisco, durante 2019, para várias capitais do País e do exterior.

    Egas80 – Casa Aberta e Obras Acessíveis

    Data: 15.dez.2018, sábado, das 13 às 20h

    Local: Rua Serra da Mantiqueira, 25, Jardim Proença

    Entrada Gratuita

    NA MÍDIA: