Pular para o conteúdo

palimpsesto mágico

    Egas Francisco apresenta a exposição “Palimpsesto Mágico”. Composta por mais de 120 esboços que foram pintados durante sessões de terapia com o psicanalistas Isac Karniol. Eles viraram tema do livro homônimo assinado por Isac e Patrícia Karniol, que será lançado durante a mostra.

    “Diferente da arte que me tornou conhecido, os esboços foram produzidos durante as sessões de terapia, embora nem sempre tivesse a ver com o que foi discutido. A intuição está acima de tudo, são trabalhos espontâneos, feitos de imediato. Em um encontro às vezes chegava a fazer 4 esboços”, conta Egas Francisco. Para ele, uma obra de arte pode ser vista sob duas perspectivas: a ótica da estética como obra de arte propriamente dita e como tradução dos sentimentos mais profundos de uma pessoa. “São muito interessantes, inteligentes e verdadeiras as análises feitas pelo Isac do ponto-de-vista terapêutico, que é bem diferente da análise estética”, complementa.
    Para psicóloga e psicanalista Patrícia Karniol, o termo esboço, utilizado pelo artista, representa “a essência da obra, a ideia primitiva dos primeiros rabiscos feitos pelo inconsciente antes mesmo da consciência vir à tona. A exposição e o livro Palimpsesto Mágico mostram o processo da expressão do subjetivo e do inconsciente e o resultado de todo o trabalho da desconstrução e reconstrução do modelo mental”.
    “Apresentamos uma temática inusitada e inédita, que é a abordagem da arte e da psicanálise juntas. A obra de Egas é uma das mais intensas, intempestivas e emocionais da atualidade. A mostra leva arte, cultura e conhecimento para o público”, diz Ligia Testa, que assina a curadoria do evento.
    A abertura ainda contará com a apresentação de Nina Ximenes e Wagner Amorosino com voz e violão para envolver o público.

    ALÉM DA MOSTRA CITADA E DO LANÇAMENTO DO LIVRO, SÃO APRESENTADAS 10 GRANDES TELAS INÉDITAS.

    EGAS FRANCISCO, NESTE EVENTO CULTURAL - ARTE & PSICANÁLISE - MOSTRA SUA EXTREMA GENEROSIDADE: ELE DESNUDA A ALMA NA TERAPIA E A ENTREGA EM FORMA DE ESBOÇOS BELÍSSIMOS PARA NOS ENCANTAR.

    SERVIÇO

    Exposição Palimpsesto Mágico

    Local: Joh Mabe Espaço Arte & Cultura

    Endereço: Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4225 – Jd. Paulista – São Paulo / SP

    Visitação: 30/09 a 11/10/19 – Horários: Segunda a sexta (10h às 18h) e sábado (10h às 14h)

    NA MÍDIA:

    Portal Estadão E+

    Sonia Racy/ Estadão

    Guia da Folha

    GLAMURAMA (JOYCE PASCOWITCH)

    FALA BRASIL (TV RECORD)

    ISTOÉ

    PORTAL TERRA:

    PORTAL IG

    R7.COM

    REVISTA CULT

    GIRAÍ

    ABC DO ABC

    MUNDO CULT

    O LIBERAL (AMERICANA)

    FOLHA DA REGIÃO (ARAÇATUBA)

    DCI

    CULTURA ALTERNATIVA

    RAQUEL BARACAT

    RÁDIO ALPHA FM ( 5 NOTAS NA PROGRAMAÇÃO DE 9 A 30 DE SETEMBRO)

    RÁDIO USP – ENTREVISTA COM EGAS FRANCISCO