Pular para o conteúdo

Algumas dicas de Ligia Testa para sua Obra de Arte

    Tamanho e altura importam na hora de pendurar

    Com certeza há padrões definidos que deixam o espaço mais harmonioso, no entanto, tenho visto obras expostas das mais diversas maneiras, algumas inclusive contrariando algumas normas consolidadas, que encantam justamente pela criatividade pela criatividade da instalação. Vale atentar-se para a altura dos quadros: geralmente medindo-se do chão ao centro da peça, deverá ter entre 1,6o e 1,65. O alinhamento também é algo super importante, uma vez que nosso cérebro ama simetria e quadros desalinhados roubam a beleza do conjunto artístico. Não esquecer que uma tela imensa em uma parede pequena ou vice-versa não é uma solução.

    A arte cabe até em lavabo ou cozinha

    Acredito que sim. Tenho dez obras na cozinha e oito no banheiro. Para mim, a arte é fundamental em qualquer espaço da casa! Gosto da arte como destaque em uma parede, posicionada no chão, em cima de aparadores…Elas trazem harmonia e refletem a personalidade do lugar e de seus moradores.

    Como fazer uma parede-galeria

    “Ensaiando” antes no chão. Faço uma marcação do tamanho do espaço da parede no chão e então, realizo vários testes para avaliar. Gosto de muitas obras ocupando um espaço, de maneira que cada uma delas possa ser a mais importante dependendo do ângulo e momento em que se olha para aquela parede. Se todas as obras forem do mesmo tamanho, uma mesma série por exemplo, de flores ou pássaros, aposto na simetria absoluta, com molduras iguais. Caso contrário, adoro uma diversificação, usando molduras diferentes, suportes e técnicas variadas também. Acho de extremo bom gosto a mistura de pintura, gravura, fotografia, escultura de parede, prato, etc.

    Iluminação destaca a peça exposta

    A iluminação tem importância total, ela muda o resultado completamente. A obra requer uma boa e adequada iluminação, feita com o uso de material adequado para não danificar a peça. A instalação de spots com foco direcionado à obra é fundamental para que a mesma ganhe o destaque que merece.

    Paleta de cores do ambiente deve ser considerada

    Acho interessante quebrar os tons neutros do ambiente paredes, sofás, cortinas, como muitos preferem ultimamente com obras coloridas, alegres e ousadas.Pessoalmente, adoro o uso do preto e branco, sofisticado é uma aposta que dificilmente dá errado.