Pular para o conteúdo

Cerâmicas e colares de mesa: parceria perfeita!

    Incrivelmente versáteis, os acessórios desfilam nas mais variadas formas e estilos

    A união das criações de duas artistas – peças em cerâmica e colares de mesa – resultou em parceria de destaque, sob a proposição da curadora Ligia Testa. Flávia Pircher (artista ceramista) e Gisele Faganello (artista visual) são duas profissionais representadas por Ligia, cuja galeria está em Campinas, no interior de São Paulo, e contempla o atendimento presencial às cidades do entorno e, virtualmente, alcança o mundo por meio de marketplaces internacionais de galerias. Para a galerista, a decoração de interiores deve merecer atenção especial, considerando imprescindível a presença da arte, de forma a dar exclusividade ao ambiente.

    Segundo a curadora, com as novas funções conferidas aos itens de decoração e o start para ganharem outras finalidades, o colar de mesa é o complemento que faltava para enriquecer e dar vida aos demais objetos, como vasos, bowls, bandejas, sobre livros de arte, na parede, em estantes. Este foi um dos motivos para sugerir a proximidade dos colares às peças cerâmicas.

    A demanda por adornos com materiais amadeirados e peças mais naturais levou à busca por novas peças e sugestões: assim, o colar de mesa ganha destaque como item de decoração, adotado pelos fashionistas mais antenados ao design. Juntos, colares e cerâmicas trazem a união da beleza e da tradição, com muita contemporaneidade, com cheiro de novo. Assim, só fez ganhar mais adeptos à tendência e apaixonados por sua imensa variedade de formas e texturas, estilo e materiais. 

    Flavia se destaca com seu Wabi Sabi, conceito de sua cerâmica minimalista – a peça que sai do armário e vai para a sala, isto é, versatilidade da cerâmica elevada ao grau máximo. Os colares de Gisele têm materiais rústicos e naturais como sementes, fibras naturais, madeiras, pedras, entre outros, provendo organicidade às peças. 

    Essa combinação é usada  em ambientes internos e externos. Por conta dos processos de modelagem, esmaltação, lixação e pintura, cada objeto é uma peça única e exclusiva, verdadeira joia rústica.