Pular para o conteúdo

Exposição Nós Que Habitamos o Mundo Alheio

    Nós Que Habitamos O Mundo Alheio

    “As mulheres precisam estar nuas para entrar no Metropolitan Museum, em Nova York? Na seção de arte moderna, 5% dos artistas são mulheres, mas 85% da nudez nas obras é feminina”.  O contexto é um alerta da Guerrilla Girls, grupo nova-iorquino de artistas feministas anônimas que combatem sexismo e machismo no mundo da arte.

    A reforma do Museum of Modern Art, MOMA, em Nova York, que custou 450 milhões de dólares, começa a soprar sinais de mudança. A reforma foi além da estrutura arquitetônica e da ampliação dos espaços, com a proposta de aumentar a diversidade, contemplando mais obras de artistas femininas e de trabalhos de outras regiões do mundo. Dentro dos novos acervos, especula-se a obra “A Lua”, de Tarsila do Amaral, adquirida por 20 milhões de dólares (ninguém confirma), mas, se for verdade, traz esperança e dá o devido valor à obra da artista brasileira e seu lugar no mundo.

    E mais perto de nós, no Museu de Arte de São Paulo-MASP, o que dizem os números? Apenas 6% dos artistas do acervo em exposição são mulheres, e 60% dos nus são femininos. Enfim, os números gritam algo silenciado.

    Estamos em pleno século XXI, é verdade, mas a igualdade de gênero no universo das artes está longe da superação. Linda Nochlin, historiadora da arte, no artigo “Why have there been no great women artists?” (“Por que não houve grandes mulheres artistas?”), reivindica um novo paradigma para a história da arte mostrando que as barreiras da sociedade impediam (no passado) e ainda impedem (no presente) as mulheres de desenvolver seu lado artístico e de obter reconhecimento como artistas. É o que mostram as histórias das artistas que fazem parte da exposição coletiva inédita NQHMA – Nós Que Habitamos O Mundo Alheio!

    Assim, a proposta desta exposição é mais uma de muitas iniciativas para provocar conversas, reações, discussões, para adensar a busca pela igualdade de gênero nos acervos mundo afora, e para propiciar que as pessoas contemplem a arte produzida do ponto de vista feminino.

    São 14 artistas mulheres – de diferentes cidades, técnicas, idades, formações acadêmicas – para mostrar a este mundo a que vieram: Cristiane Maschietto, Cristina Sagarra, Di Miranda, Doris Homann, Duda Clementino, Fernanda Carvalho, Flavia Jackson, Gisele Faganello, Josie Mengai, Mariana Gadelha, Nadir Santilli, Nenesurreal, Olívia Niemeyer e Tania Martins.

    São elas: brancas, negras, periféricas, mães, donas de casa, arquitetas, engenheiras, jornalistas, fonoaudiólogas, economistas, linguistas, psicólogas, instrumentadora cirúrgica… Não importa, antes de tudo são mulheres e minoria nas galerias do mundo! Não importa se jovens ou maduras. Uma delas, nascida em 1898, é representada por suas obras e foi uma mulher muito à frente de seu tempo. Vindas de diversas cidades, próximas e distantes, como Hong Kong, Escócia e Berlim. Solteiras, casadas, divorciadas, viúvas. São donas de suas vidas. Em comum pesa a consciência de que não é fácil morar no mundo alheio.

    Entre elas, a descoberta da necessidade de produzir arte veio de diferentes maneiras e em tempos próprios a cada uma delas, mas hoje é o que fazem para viver, em diferentes propostas _ de pagar as contas do mês a amenizar o caos do mundo atual_, mas com um único sentido para todas: superar a luta diária de ainda não ter o próprio mundo para viver. A diferença é que elas, com seus talentos e criatividade, estão construindo este mundo para as futuras gerações habitarem: filhas, netas, bisnetas…

    A própria Linda Nochlin respondeu à pergunta título de seu artigo: “não existiram grandes mulheres artistas porque não existiram as condições sociais, políticas, culturais e intelectuais para que elas existissem”.

    Criemo-las, pois: mais, sempre e sem descanso.

    Ligia Testa, junho de 2023 Confira nas fotos como foi o Vernissage da Exposição NQHOMA:

    Confira todas as fotos da Exposição aqui.