Pular para o conteúdo

Exposição Papel sobre papel: colagem (on-line)

    Tesoura, cola, papel e outros elementos são a matéria-prima desta dupla de artistas – Marisa Carvalho e Renata Ghirotto – que, com expertise também em pintura, têm produzido trabalhos incríveis através da Arte da Colagem.
    Na história antiga, a Colagem teve seu valor reconhecido a partir do século XX no Cubismo; anteriormente, era considerada uma manifestação artística popular desprovida de fundamentação crítica. A utilização de diferentes materiais sobre um suporte, como madeira, pedaços de jornal e objetos, faz da Colagem uma técnica que pode questionar as fronteiras entre pintura e escultura.
    A expressividade obtida por Marisa e Renata com a Colagem difere de seus demais trabalhos e outras texturas, garantindo uma pluralidade artística muito rica e profunda. Sejam feitos apenas com papel ou com adição de tinta e pintura, extrapolam a criatividade e o encanto das peças produzidas.
    “Minhas colagens, em geral, são releituras de outras obras minhas, feitas com outras técnicas, formando assim uma cadeia infinita de possibilidades, em que as obras conversam quando colocadas em um mesmo ambiente”, diz Renata.
    “Ao me apropriar de imagens de revistas, configuro o que sinto; me deparo com fragmentos que formam uma unidade em meu olhar. Brinco com as intensidades das cores e das formas, com imagens subvertidas de seu contexto original, misturando texturas, cores e pesos de papel , recortando as figuras, encaixando-as e optando pela harmonia com o todo. É um continente imaginário; eu construo uma narrativa. Aí, de repente, as peças se juntam e tudo faz sentido”, diz Marisa.
    Nossos artistas possuem criatividade diversificada na produção de suas obras e apresentam-nas com muita qualidade decorativa, muito contemporâneas, frescas e renovadas, o que as faz compor ambientes lindos e assinados com exclusividade. A mistura de trabalhos em Colagem com outras técnicas e até a montagem de painéis apenas com muitos trabalhos nas técnicas aqui discutidas deram resultados admiráveis!

    A exposição on-line aconteceu de 2/2/2023 a 2/3/2023 em nosso marketplace internacional Artsy, confiram: https://www.artsy.net/show/galeria-ligia-testa-paper-on-paper-collage