Pular para o conteúdo

Exposição Tudo São Flores (on-line)

    E que tema preferido têm em comum artistas – Manet, Monet, Renoir, Matisse, Botticelli, Van Gogh e tantos outros, renomados ou iniciantes – de todas as épocas, técnicas e escolas?

    As flores causam admiração no ser humano desde o início dos tempos e, ao longo dos séculos, sempre foram tema de obras de Arte. A primeira pintura floral apareceu em tumbas egípcias e ainda hoje é encontrada em diversas formas de arte, obras de arte, joias ou arquitetura. Sempre houve, ao longo dos tempos, a simbolização das flores, como as rosas para o amor, os lírios para a pureza, as tulipas para a nobreza e os girassóis para a devoção. Também muito presentes na pintura renascentista e holandesa, as flores na Arte são a história da fé, das atitudes em relação à sexualidade, ao poder e ao conhecimento.

    Desde ‘Girassóis’ de Van Gogh até ‘Red Poppy’ de Georgia O’Keefe, os artistas têm criado imagens de cortar a respiração, passando por tantas outras obras. A pintura floral é um dos temas mais recorrentes porque são lindos e, apesar de representarem seres inanimados, transmitem emoção ao espectador. As pinturas florais proporcionam aconchego, acolhimento e bom gosto e oferecem aos artistas inúmeros contornos, cores e formas em infinita diversidade para suas composições.

    Cristiane Maschieto, Gisele Faganello e Tania Martins avançam com graça e charme nos suportes à sua frente para criar a mais bela arte floral. Mais clássicos ou hipercontemporâneos, com cores intensas ou suaves, grandes formatos ou grupos de pequenas flores, o seu imaginário confirma esta eterna ‘tendência’ de priorizar a beleza!

    A exposição on-line aconteceu de 27/4/2023 a 31/5/2023 em nosso marketplace internacional Artsy, confiram: https://www.artsy.net/show/galeria-ligia-testa-everything-is-flowers