A exposição NQHOMA: Nós que habitamos o mundo de outra pessoa! ocupará a Alameda Campinas Decor na 26ª edição da Campinas Decor, principal mostra de arquitetura, decoração e paisagismo do interior de São Paulo, que será realizada de 29 de março a 26 de maio no icônico Prédio do Relógio, joia arquitetônica localizada no coração do Pátio Ferroviário da cidade. A exposição fica patente até 7 de abril no mesmo espaço.
O tema traz as mulheres para o mundo da arte. Eles continuam conquistando o seu próprio mundo, menos luz do que gostaríamos e, mais uma vez, é a Arte quem precisa sair na frente com a bandeira na mão.
Quando ainda perguntamos por que não existiram grandes mulheres artistas no passado, já sabemos a resposta: porque nunca houve condições sociais, políticas, culturais e intelectuais para que elas ocupassem de fato esse espaço em primeiro plano ou mesmo à margem. Acreditamos que a participação massiva em eventos permitirá às mulheres caminharem sozinhas num futuro menos distante.
Por isso respondemos ‘sim’ ao convite para que artistas mulheres mostrassem seus trabalhos e artistas homens que decidissem homenageá-los, na Alameda Campinas Decor, sob criação e responsabilidade de Jannini e Sagarra Arquitetura, com curadoria de Ligia Testa.
Um dos diferenciais deste espaço é sua beleza arquitetônica e mais de 1.000 metros quadrados com salões deliciosamente decorados e suportes para a exposição de arte que acontecerá durante todo o evento. NQHOMA é a primeira exposição que inaugurará a galeria de arte do espaço.
Acreditamos que uma obra de arte é o que dá exclusividade a qualquer espaço. Ela, a arte, assina com o designer, arquiteto – que é o artista do espaço – o ambiente composto.
Os 22 artistas presentes na exposição coletiva NQHOMA – a primeira das exposições – trazem para a Alameda Campinas Decor seus trabalhos especiais: estão todos – mulheres e homens – em plena sintonia com a conquista permanente do seu próprio mundo. Afinal de contas, estes nossos artistas homens sabem que a taxa de participação de 6% de mulheres artistas nos museus do mundo é insignificante e inaceitável.
A Galeria Ligia Testa escolheu artistas visuais talentosos, como: Adriana Baldin, Armando Matiolli, Cris Sagarra, Duda Clementino, Fernanda Carvalho, Felipe Bystroff, Flávia Carvalho Jackson, Gisele Faganello, Ivânia Tanaka, Josie Mengai, Karol Coelho, Luigi Di Mauro, Marcelo Jordão, Mariana Gadelha, Mariana Junqueira, Nadir Santilli, Pamela Machado, Paulo Gavioli, Stephen Linsteadt, Tânia Martins, Teresa Ceregatti e Vanda Direne. Suas obras compõem de forma encantadora a Alameda Campinas Decor, com pinturas, fotografias, esculturas, abstratos, figurativos, geométricos, óleos, acrílicos, aquarelas, papel machê, ouro, spray e técnicas mistas, num cenário de completude artística. “Venha saborear talento, técnica, criatividade e exclusividade. Todas as obras expostas são inéditas”, reforça Ligia.